Dentre as diversas áreas de conhecimento e atuação da Diamond, a revisão tributária é nossa maior especialidade. No ano anterior, identificamos e recuperamos para nossos clientes, mais de cinquenta milhões de reais em tributos que foram pagos indevidamente aos cofres públicos, por desconhecimento da legislação vigente e não aproveitamento das possibilidades nela permitidas.     

 

      O trabalho de análise e revisão tributária tem por objetivo visualizar a situação atual da empresa no aspecto tributário, identificando oportunidades e buscando apontar créditos de impostos e contribuições não aproveitados, gerando benefícios financeiros relativos a competências passadas e futuras, bem como também antever possíveis ações do fisco relativas a operações e passivos ocultos conhecidos ou desconhecidos pela gestão.     

 

      Resulta para a empresa em uma melhor gestão nos tributos e melhor desempenho no fluxo de caixa, bem como a identificação dos passivos tributários.

 

      A realização desse trabalho compreende:

                  - Levantamento de créditos tributários não aproveitados nas apurações fiscais e tributos pagos a                        maior/indevidamente passíveis de recuperação por meios legais e administrativos;

                  - Análise da carga tributária com base nos registros contábeis, fiscais e trabalhistas;

                  - Levantamento dos débitos apurados pela empresa;

                  - Verificação opção tributária;  

                  - Análise das contas de resultados;

                  - Análise dos procedimentos de apuração dos tributos;

                  - Verificação das obrigações acessórias (DCTS, SPEDS, ECD, GIAS, e outras), com a identificação de                        eventuais incorreções;

                  - Cruzamento de informações entre as declarações;     

 

      Segundo recente Estudo de Riscos Fiscais (IOB), 73% das empresas sofrem com erros na apuração de tributos e 79% não usam créditos fiscais que teriam direito. A Diamond atua para que seus clientes não façam parte dessa estatística.