O Planejamento Tributário, muitas vezes negligenciado ou até mesmo desconhecido por muitas empresas, pode ser uma fonte imensa de oportunidades no que tange a redução de custos e melhoria dos resultados. Planejar é um direito tão essencial que o princípio constitucional não deixa dúvidas: o contribuinte tem o direito e o dever de buscar a forma menos onerosa de tributação. Importante salientar que o Planejamento Tributário não é exclusividade das grandes empresas. Portanto, as pequenas e médias empresas também devem fazer uso dessa técnica, em busca da menor onerosidade tributária possível, gerando um melhor fluxo de caixa.

O Planejamento Tributário tem por objetivo, sempre dentro dos meios legais:

-Reduzir o Tributo
-Adiar o Tributo
-Anular o Tributo

Em decorrência do complexo e oneroso sistema tributário brasileiro, fazer uso dessas técnicas representa maior capitalização do negócio, gerando diversas oportunidades para a empresa. Os recursos economizados irão possibilitar novos investimentos, colocando-a em alto patamar de competitividade frente a seus concorrentes. A Diamond avalia inúmeras variáveis, tais como: propósito negociar, logística, investimentos, objetivos societários, proteção patrimonial, sempre considerando as possibilidades de utilizar as vantagens tributárias do Brasil e do Exterior.

Nas finalidades do Planejamento Tributário, a Diamond atua:

a) evitando a incidência do fato gerador dos tributos, com o conhecimento dos impostos e contribuições.


a que estarão sujeitas a empresa, conforme regime escolhido;
b) reduzindo o montante dos tributos, suas alíquotas ou reduzindo a base de cálculo dos tributos, como conhecimento do faturamento da empresa;

 

c) postergando o pagamento do tributo, sem a ocorrência de multa.